A neurose é resultado de uma fuga a determinado processo de aprendizado e evolução que já precisava ter sido feito ou ao menos iniciado pela criatura, e que, sendo reprimido (já que não pode deixar de existir), exige mecanismos complexos de contrabalanço, na forma, obviamente, de impulsos, condutas e padrões irracionais, às vezes bizarros, quase sempre destrutivos e autodestrutivos, justamente por representarem forças contrárias à evolução.
Se alguém quer ser menos maníaco, compulsivo ou histérico, que verifique, com honestidade e profundidade, auscultando os reclamos sutis do coração, e descobrirá o que deve ser feito, para que seja aliviada ou mesmo de todo elidida a dor psíquica dos mecanismos de defesa do ego.
A defesa, assim, em tese, é contra a própria criatura, ou, melhor dizendo: contra seus vetores evolutivos de consciência, assim sabotando e tornando contraproducente o que deveria frutificar em crescimento.
Não complique o que é fundamentalmente simples. Teorias mirabolantes e técnicas avançadas de psicoterapia não farão nada, em termos de efeitos curativos, se o indivíduo não envidar algum esforço, no sentido de atender ao apelo evolutivo, dentro de si.
Que você frequente sua terapia, que você se consulte com seu guru, que você leia sobre psicologia e autoajuda, que você estude espiritismo e esoterismo, mas não descure do dever de burilar-se e de atender aos apelos mais profundos do ideal, da vocação, do serviço fraterno, do desenvolvimento de novas aptidões, da contenção e disciplinamento de antigas deficiências, e encontrará a fórmula secreta e “miraculosa”, para recuperar o equilíbrio íntimo e a paz de consciência.
Em suma: trabalho e coragem. No campo da preguiça e da covardia, na inércia e no medo de mudança reside todo o mal das psiques emperradas. Que elas se movimentem, no sentido certo do progresso e da transcendência, e toda neurose e mesmo inclinações psicóticas serão diluídas, por consequência, muito naturalmente.
Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Demétrius (Espírito)
14 de outubro de 2003