Prezado companheiro encarnado:

Tenha paciência com as provações da humana existência. Amiúde, em forma de dor, chegam as mais importantes lições da vida, enriquecendo-nos a psique, expandindo-nos a consciência, como não fora possível por meio dos estímulos da alegria.

A felicidade é, indubitavelmente, o parâmetro maior, por meio do qual teremos uma clara noção dos caminhos que devemos trilhar, da Vontade de Deus a nosso respeito. Entrementes, não obstante indiscutível essa verdade, urge também considerar aqueloutra, tão essencial quanto a primeira, que nos diz que a crise, a dificuldade, a adversidade, toda forma de sofrimento propiciam recursos de aprendizado e crescimento que somente pela alegria não se conseguiria conquistar.

Sendo assim, aceite a fatalidade da dor para que, por outro lado, não precise ser massacrado por ela. Porque, sendo um alerta de algo grave e inadiável a ser feito, ignorá-la ou anestesiá-la, com os narcóticos do prazer irresponsável é o mais curto caminho para agravar problemas já sérios e sentenciar-se a períodos de dor intensa, completamente evitáveis.

Benjamin Teixeira, pelo espírito
Eugênia.

Aracaju, 17 de dezembro de 2000.