A exaustão será em tempo debelada, à medida que também se eliminarem, um a um, os fatores de esgotamento.

Não adianta só parar e esperar por soluções. Há quem ponha em suas áreas de interesse pessoal ou mesmo de repouso e lazer o que lhe drena as forças físicas e mentais.

Por outro lado, sentimentos de insuficiência, inépcia, frustração e impotência são amplamente induzidos por uma cultura que fomenta a perseguição de ideais inalcançáveis, numa era de recursos paulatinamente mais escassos, de competição progressivamente acirrada, de mercados de trabalho à beira do colapso, incluindo nesse item a emersão repentina e exponencial de ferramentas e aplicações de IA há pouco inconcebíveis.

Em adição, não podemos ignorar a tensão psicológica imensurável gerada pelas ameaças crescentes de desarticulação e ruína do ecossistema planetário, tampouco a situação alarmante do fragilíssimo equilíbrio geopolítico, em meio a um cenário de guerras sucessivas e intermináveis, agravado pela tendência assustadora de sistemas democráticos de governo serem postos em xeque por toda parte.

Do turbilhão e do caos, entrementes, emergirão formas originais de reordenação no interior de indivíduos e no seio de comunidades, países e blocos de nações. Corporações da iniciativa privada, ONGs e estados nacionais se reorganizarão de tal maneira, que, pari passu à cultura, à religião, à arte, à filosofia, à mídia, tudo será orquestrado para a sobrevivência da humanidade sobre a Terra.

Como isso se dará? Engenho humano e tecnologia auxiliar se conjuminarão, sob a Graça da Intervenção Divina, e demonstrar-se-ão capazes, como já ocorreu noutras crises históricas da civilização, de fazer raiar uma nova alvorada de esperança, oportunidades e possibilidades para essa inexoravelmente indivisa família espiritual terrena.

Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eugênia-Aspásia (Espírito)
em Nome de Maria Cristo
8 de julho de 2025