Onde precisares encontrar amigos, talvez encontres adversários. Mas, enquanto forem rivais de teu ego, estejas certo: estarão sendo companheiros-auxiliares de teu espírito e seus anseios de evolução.

Muita vez, determinada situação se faz comprometedora ou francamente contrária aos intentos do indivíduo, justamente para que se fortaleça ele em outra direção ou desenvolva novas aptidões.

Sim, foste atacado injustamente.
Sim, o filho querido foi ingrato contigo.
Sim, a esposa deu uma bem acabada mostra de injustiça, inconsciência e capricho.
Sim, o chefe, atrabiliário e arrogante, disparou impropérios.

Tudo isso, porém, pode ser lido d’outra forma. Em vez de te sentires vítima de injunções fora de teu controle, pensa na Divina Providência que, por detrás de todos esses eventos, por mais aparentemente injustos, autoriza-os, portanto, tendo eles uma finalidade útil, ainda que consideres as ocorrências diretamente provocadas por tua incúria. Diante dessa perspectiva, ficará, assim, fácil perceberes que estás incurso em programa de aprendizado e que te cabe, destarte, tão-somente, verificares exatamente quais as lições a serem assimiladas e de imediato incorporá-las a tua estrutura mental.

Não tenhas medo do imponderável e do imprevisível. O universo humano é imerso em incertezas exatamente para que a consciência das almas hominais veja além da superfície dos fenômenos e divise grandes panoramas.

A decisão é tua: entregar-te à delusória postura de vítima, ou pugnar por ir além da atitude acomodatícia e infantil, descobrindo a liberdade e a sabedoria de quem se domina, ao compreender a fluidez do cosmo em torno, tanto quanto a perenidade do que há dentro.

Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eustáquio (Espírito)
16 de novembro de 2003