Benjamin Teixeira,
em diálogo com o espírito
Eugênia.

(Benjamin) – Eugênia, tem-se dito que o esforço é um engodo, que as pessoas precisam viver em fluxo, que empenhar-se apresenta uma contradição fundamental com o estado de fluxo… Teria algo a dizer sobre isso?

(Eugênia) – Um sofisma perigoso. É axiomática a necessidade de esforço, um elemento de sabedoria universal que não se pode ignorar, asseverado por sábios de todos os tempos e culturas, quanto por sumidades da Psicologia e da Psiquiatria atuais. Não se podem forçar as estruturas da mente – isso também é óbvio. Aguardar conquistas gratuitas, entrementes, é tão infantil quanto imaginar que se passará nos exames escolares por força do pensamento positivo.

Encontrar um ponto ótimo entre a disciplina e a espontaneidade, entre o empenho e o espírito lúdico, constitui um desafio para toda criatura. Falir na descoberta deste ponto ótimo (que apresenta características inelutavelmente pessoais) compromete e mesmo inviabiliza as possibilidades de alguém ser feliz, realizado, saudável, e mesmo de encontrar a paz.

O estado de fluxo, por outro lado, costuma ser resultado de anos de esforço acumulado, que atinge um nível de excelência automática, por condicionamento adquirido, qual o virtuose num instrumento musical, que parece não fazer esforço em sua performance, tendo sofrido anos sucessivos de árdegos e sistemáticos exercícios, para chegar àquele patamar de domínio técnico na operacionalidade de sua função-prática musical.

Há que se considerar, por outro lado, o que merece maior esforço, e não só o fazerem-se esforços – ou seja: o foco da atentividade, da aplicação prioritária de energia psíquica, indicando qual a ordem de valores, de amadurecimento psicológico e espiritual de um indivíduo. Há pessoas, por exemplo, que consomem toda sua quota de energia ao trabalho e empenho em duras disciplinas do corpo material, cuidando da alimentação, de exercícios físicos, dos horários de sono e dos ritmos sexuais, com um zelo admirável, esquecendo-se, todavia, do intelecto, negligenciando a família, confiando a descaso quase-criminoso suas basilares necessidades espirituais. Todos os departamentos da existência humana são respeitáveis; contudo, importa, visceralmente, definir uma escala hierárquica de prioridades, conforme não só verdades universais quanto à natureza humana (como o sagrado dever de descobrir um caminho espiritual para si e nutrir apropriadamente a inteligência), mas também segundo características personalíssimas a serem respeitadas, qual a vocação pessoal e traços idiossincráticos na lida com o ideal, com o perfil psicológico que se porte, com a circunstância específica de vida em que se esteja inserido.

Considerando-se estes tópicos genéricos aqui aventados, sem dúvida, o indivíduo estará munido de recursos para fazer uma excelente gerência da própria existência. Que comece, entretanto, com pouco; que torne este pouco sistemático e objetivado (de molde a ser monitorado), e que se dê início a este código disciplinar imediatamente. Com estes últimos alertas, precata-se a criatura contra um feixe de tendências malevolentes muito comuns, que amiúde sabotam os processos de mudança e melhoria pessoal: o perfeccionismo, a falta de foco e o vício à procrastinação.

(Diálogo travado em 23 de setembro de 2008. Revisão de Delano Mothé.)

Convite:

COMO ORAR COM EFICÁCIA.

Técnicas, métodos, dicas, depoimentos, tópicos enumerados no telão, para que se facilite a conversa com Deus. Sugestões para desenvolvimento da fé, melhoria da concentração e aquisição de méritos, a fim de que se logrem concessões, por meio da prece. Como sempre, nas palestras de Benjamin Teixeira, ilustrações curiosas de cinema; e, ao final da preleção, a mestra desencarnada Eugênia transmite seu parecer, aguardado ansiosamente por todos. Neste domingo, 28, às 19h30, no “Mega Espaço”, Rua Nossa Senhora das Dores, 588. Ministração de passes, entre as 18h50 e as 19h20. Evento arrecadando fundos, para exibição do programa Salto Quântico, que transmite, gratuitamente, para o país inteiro, em rede nacional de TV (CNT, 15h30 de sábados), a salvadora mensagem da imortalidade da alma e da assistência da Espiritualidade Superior àqueles que se esforçam por merecê-la. Informações: 3041-4405. (Novo horário para Sergipe: 9h de sábados, Aperipê TV)

Equipe Salto Quântico.


Aviso:


O programa Salto Quântico, em sua versão local, veiculado pela Aperipê TV (somente para o Estado de Sergipe), passou a ser exibido nas manhãs de sábados, às 9h, em virtude de reformulação na grade de programação desta emissora.