Sua vida é difícil, as coisas, para você, só acontecem com dificuldade e muito esforço de sua parte? Bem-vindo à Terra. De fato, não estamos num planeta de facilidades. As energias da inércia evolutiva ainda são presentes em todo lugar. Para onde olhar, encontrará resistências, forças contrárias, lutas titânicas para que se saia da sopa proteica primordial d’onde você proveio e todos os seres vivos. Existe essa “sopa proteica”, metaforicamente, também num nível psicológico. Tudo o convida e intenta imantá-lo para baixo, criando barreiras para sua ascese, para sua realização plena, para seus esforços de transformação e transcendência, justamente para que desenvolva recursos de reagir a essas forças e crescer, por meios e forças próprios.

Nada disso deve ser encarado com estranheza. Antes, o inverso é que deve ser visto como exceção. Colocamos isso não como forma de postular o desespero, o pessimismo ou posturas acomodatícias, mas para que ninguém se cobre além do que pode dar, para que ninguém se martirize por as coisas não fluírem muito facilmente. A culpa não é de ninguém. São os “custos operacionais” por se estar vivendo num mundo ainda primitivo, em muitos aspectos, como a Terra.

Portanto, bem-vindo à dificuldade. Salve a resistência e as adversidades que nos amadurecem, enrijecem-nos o caráter, apontam-nos caminhos novos de crescimento e autocorrigenda!

Fique alerta! Não acredite em filosofias do menor esforço. Não invista esforços na busca de vantagens imediatas e descanso indevido. Vivemos num mundo de lutas constantes pela vitória do bem. Quem repouse indebitamente por agora, corre sério risco de ser arrastado, de roldão, para as valas sanguissedentas de recapitulações dolorosas, tanto de antigos erros de ontem, como de erros novos, ainda mais comprometedores, no presente.

Levante-se sobre os próprios pés feridos e joelhos desconjuntados, como disse o apóstolo Paulo, e prossiga, jornada afora, mundo adentro de si próprio, com um sorriso nos lábios e muita alegria no coração… Viva a luta! Ela nos enseja os louros da vitória!…

Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eugênia-Aspásia (Espírito)
13 de novembro de 2003